-
Arquitetos: Studio Velocity
- Ano: 2022
Casas para aluguel - Projeto de quatro casas para alugar em Kota-cho, Nukata-gun, Província de Aichi, localizadas longe do centro da cidade com uma paisagem impressionante de belas florestas, templos, campos, caminhos sinuosos, riachos e cercas vivas. Como esses elementos do entorno podem estar conectados à vida? O corretor imobiliário nos informou que a oferta de aluguel nessa área já estava saturada de apartamentos e condomínios tradicionais.
Então, começamos a pensar que poderíamos alugar o conceito de uma vida confortável, aproveitando o ambiente rico, estimulando a ideia de "empréstimo". Emprestar um quarto → Emprestar uma construção → Emprestar uma terra → Emprestar um poço existente, um jardim ao lado do volume principal → Apoiar o trabalho agrícola dos proprietários da construção principal e, em seguida, "alugar o ambiente", incluindo as relações humanas. Cada ala da construção tem um loft, e as janelas de cada pavimento têm vista para a montanha dos fundos. A altura e a posição de cada volume e a direção da inclinação do telhado são determinadas de modo que as vistas não se sobreponham e não interfiram na linha de visão do pavimento do loft.
Reutilização de materiais e cursos d'água - Quatro materiais deixados no local ganharam uma nova vida: as pedras do muro existente, antes empilhadas ao longo do entorno como muros de contenção do solo, agora se sobrepõem no lado nordeste para evitar que o solo ceda. Os materiais dos pilares e vigas da casa existente foram reutilizados como bancos ao longo do muro externo e ao redor dos cursos d'água; e os arbustos, comuns na região, foram transplantados para regular a linha de fluxo e garantir a privacidade.
A qualidade da água do antigo poço, que não está mais em uso, foi testada e uma bomba foi instalada para torná-la utilizável. A água subterrânea dos poços antigos é captada em uma curva suave com um riacho próximo, e a água da chuva dos telhados é coletada e drenada por um “canal” que circunda o local. O "curso d'água" também serve como limite do terreno de cada construção. Além disso, pode ser usado para abastecimento de água em caso de emergência no corte de água. Do segundo pavimento da casa principal, onde o proprietário passou seus anos de ensino médio, é possível ver o Oceano Pacífico. A superfície do curso d'água formada no local oscila com a brisa marítima.